sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DICAS PARA FALAR AO TELEFONE:



Você já teve alguma experiência com péssimos atendimentos telefônicos de empresas?
Acredito que sim, pois a maioria de nós já passou por isso e é uma situação muito desagradável.
Agora, caso você queira se aprimorar no atendimento a clientes,
tenho algumas dicas básicas para você!

  • Ao atender a ligação, diga o nome da empresa, o seu nome, bom dia ou boa tarde.
  • Preste atenção no seu tom de voz (não fale muito alto, nem muito baixo).
  • Não fale rápido demais, nem muito devagar.
  • Nunca tenha intimidades com o cliente; tipo: querido(a), meu amor, meu bem e outras expressões pouco profissionais.
  • Dê atenção ao cliente!
  • Não deixe o cliente esperando na linha por muito tempo .
  • Evite conversas paralelas quando estiver ao telefone (conversas com colegas de trabalho etc).
  • Dê respostas objetivas ao cliente, procurando esclarecer suas dúvidas.
  • Não use palavras negativas: (infelizmente, não pode, não sei, é difícil etc)
  • Nunca use gírias; (Putz, Valeu, Falô, Cara etc)
  • Sempre que for transferir o ramal, comunique o cliente antes.
  • Anote sempre os recados: Para quem, quem ligou, assunto, data, hora e coloque o seu nome.
  • Sabe aquelas palavrinhas mágicas? Por favor, por gentileza, obrigada etc (use-as!).
  • Se o cliente se mostrar irritado e até mesmo lhe faltar com o respeito, tente se acalmar, mantenha a sua postura profissional, tentando resolver da melhor maneira a questão.
  • Nunca mastigue quando estiver falando ao telefone.
  • Evite palavras repetitivas, tipo: Ok, sim, não, compreendo, hã hã, sei, tá etc.
  • Nunca corte a fala do cliente (aprenda a escutar).
  • Caso durante a conversa a linha cair, tente imediatamente retornar a ligação.
Boa Sorte!

2 comentários:

  1. Oi Sil...meu pai me passou o seu link e agora sou mais uma seguidora do seu blog! Muito bacana....parabéns pela iniciativa! Deborah

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  2. Isso sim seria um atendimento perfeito. Por incrível que pareça, já fui atendido por uma pessoa que segue tudo isso. Foi muito bom o atendimento.
    Devo dizer que há muita coisa aí que é óbvio. Mas, infelizmente (olha eu usando palavra negativa) para muitas pessoas não.
    É aquela velha história: você não deve ser em seu trabalho você mesmo. Siga as regras. É para isso que elas existem. Se tentar quebrá-las, faça com bom senso, para melhorar sua carreira e não para 'queimar seu filme'.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ah.. e eu adorei seu comentario. Obrigado!

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